Pereiras Agro

Notícias

Fique por dentro das notícias agrícolas

20/01/2016

Falta de milho preocupa criadores de suínos do MT

Compartilhe

Em medida preventiva, os suinocultores do Estado, por meio da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), entregaram ofício a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) pedindo a abertura de leilões de milho em Mato Grosso no período de entressafra. O setor está preocupado com a falta do grão, principalmente com os assustadores volumes que sairão do Estado para outras regiões.

Segundo o presidente da Acrismat, Raulino Teixeira Machado, a situação é alarmante não somente para suinoculturores como também para as cadeias de aves, bovinos confinados e etc. E é imprescindível que um percentual do grão fique à disposição dos produtores de Mato Grosso.


"A demanda necessária até o mês de maio é de aproximadamente 1 milhão de sacas para a suinocultura”, afirma.

O presidente ainda pontua que a cadeia entende que a situação se estabilizará com a colheita da safrinha, porém até meados de junho o produtor fica impossibilitado de agir, já que o milho é essencial para a sobrevivência agrícola. Por exemplo, na suinocultura a ração é composta de 70% de milho.

“Pedimos que abram os leilões para produtores de todas as cadeias produtivas do Estado, como medida de auxílio ao agronegócio, setor que alavanca e promove desenvolvimento econômico do Brasil e principalmente do nosso estado”, ressalta.

Segundo dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) a expectativa de produção de milho em Mato Grosso para a safra da temporada 15/16 é de 19,36 milhões de toneladas. E apesar da queda de 8,69% em relação à safra 14/15, estima-se que esta será a terceira maior safra já produzida no Estado.

Fonte: http://www.portaldoagronegocio.com.br/noticia/falta-de-milho-preocupa-criadores-de-suinos-do-mt-139365

Realiza seu Cadastro

Faça seu cadastro através de uma das opções abaixo.

Produtor Cliente Corretor